ENERJ – Joint Actions for Energy Efficiency

projetos-enerj

O Projeto ENERJ – Ações Conjuntas para a Eficiência Energética, cofinanciado pelo Programa INTERREG MED 2014-2020 teve como principais objetivos aumentar e melhorar a coordenação e o desempenho dos Planos de Ação para a Energia Sustentável e de outros planos energéticos no que diz respeito à consecução dos objetivos europeus e nacionais em matéria de eficiência energética, defendendo que, para alcançar efeitos tangíveis em relação à eficiência energética em edifícios públicos, as políticas e ações precisam ser coordenadas e adaptadas às necessidades territoriais.

Coordenado pela Anatoliki S.A. – Agência de Desenvolvimento das Autoridades Locais de Salónica, contou com mais 10 parceiros provenientes de Itália, Chipre, Espanha, Malta, Croácia, Eslovénia, Albânia e Portugal, de entre os quais a AREANATejo e a CIMAA, que implementaram as suas ações em 7 Municípios do Alto Alentejo (Arronches, Castelo de Vide, Campo Maior, Gavião, Marvão, Ponte de Sor e Sousel).

No seu âmbito, foi desenvolvido o Guia de Ações Conjuntas para a Eficiência Energética, um manual que tem por objetivo principal fornecer indicações úteis sobre os passos técnicos e administrativos necessários para planear, conceber, implementar, gerir e monitorizar eficazmente às ações conjuntas para eficiência energética. Este Guia aborda temas desde a importância de uma estrutura conjunta de coordenação e de governação ao desenvolvimento de um modelo de ação para a eficiência energética, passando por modelos de financiamento, enumeração de caraterísticas e vantagens dos Contratos de Performance de Energia, manutenção e monitorização de impactes ambientais e exemplos práticos/boas práticas. Pode ser consultado e efetuado o seu download na secção «Documentos» do nosso website.

Foi igualmente desenvolvida uma plataforma/base de dados agregadora dos dados provenientes das medidas de eficiência energética adotadas pelos Municípios no âmbito dos PAES ou outros Planos Energéticos Locais (https://enerj.interreg-med.eu/news-events/news/detail/actualites/enerj-web-platform/), visando o aumento da colaboração entre as autoridades públicas para a definição de ações conjuntas relacionadas com a energia. Através da partilha de ferramentas, dados sobre PAES e de boas práticas a nível local e transnacional, o projeto visa a redução do défice de implementação e promover uma gestão mais eficaz da energia do parque imobiliário público.