Financiado pelo Programa Leonardo Da Vinci, o Projeto PeSCoS teve como público-alvo as PMEs e apresentou os seguintes objetivos gerais:
- Melhoria da qualidade dos sistemas de formação através do desenvolvimento de conteúdos inovadores;
- Desenvolvimento de uma ferramenta e conceitos associados;
- Fornecer competências de caráter ambiental, em especial, no que diz respeito à energia.
Intrínseco ao sistema de formação esteve o desenvolvimento de uma ferramenta – “calculadora ecológica” –, capaz de utilizar regionalmente conjuntos de dados específicos de forma a que as PMEs conseguissem estimar a sua pegada ecológica.
Os resultados acima enunciados permitiram a elaboração de um plano detalhado de redução de energia para cada PME cujo objetivo central se prendeu com a melhoria dos aspetos ambientais dentro da empresa. Paralelamente, e de forma a colocar em prática este plano, foi disponibilizado um plano de formação de caráter específico e inovador. De entre os diversos módulos de formação produzidos, destacam-se os seguintes temas: i) Sistema de reciclagem; ii) Sistemas de aquecimento; iii) Energia elétrica e; iv) Transportes.
O PeSCoS possuía ainda um sistema de certificação que permitia às PMEs serem distinguidas com um certificado pela implementação de boas práticas/ações que lhes permitiram a redução do consumo energético das suas instalações.