Financiada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) 2013-2014, da ERSE, a Medida «Tutores de Energia nas Escolas» foi promovida pela ADENE e pretendeu desenvolver um programa de formação nacional dirigido a responsáveis pela gestão e manutenção de escolas do ensino básico.
Este programa envolveu 200 formandos de 120 agrupamentos escolares e a realização de 360 ações de sensibilização em estabelecimentos escolares, contando a ADENE com a parceria da RNAE na sua concretização e, através desta, de Agências Regionais e Municipais de Energia e Ambiente, de entre as quais a AREANATejo.
«Tutores de Energia nas Escolas» pretendeu criar a figura do “Tutor/Gestor de Energia” nos Agrupamentos Escolares, através da aquisição de competências para a gestão de energia. Tratou-se de um programa de formação gratuito específico (acreditado junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua), direcionado às necessidades energéticas dos edifícios escolares.
No que diz respeito ao envolvimento da AREANATejo nesta Medida, destaca-se:
- Dinamização da Campanha «A Agência vai à Escola» (26 sessões, em 11 Escolas do Alto Alentejo, num total de 615 alunos);
- Formação de 18 Tutores de Energia em 7 Agrupamentos de Escolas do Alto Alentejo.