ZeroCO2 – Zero Emissions Communities

projetos-zeroco2

O Projeto ZEroCO2 teve como objectivo principal a melhoria da eficiência energética e a redução das emissões de CO2 nas regiões abrangidas pelo mesmo, tendo potenciado, em Portugal, a elaboração dos Planos de Acção para a Sustentabilidade Energética (PASEs) dos Municípios de Alter do Chão, Avis, Gavião, Marvão e Sousel, contabilizando cerca de 300 medidas de implementação que se traduzem num investimento de aproximadamente 7 milhões de euros, que potenciará a redução de cerca de 30% das emissões de CO2. A estratégia delineada traduziu-se na identificação de medidas de acção concretas, agrupadas segundo distintos sectores de intervenção, nomeadamente: edifícios municipais, edifícios residenciais, edifícios de serviços, iluminação pública, semaforização, transportes municipais e transportes públicos e particulares, repercutidas em estimativas de redução de toneladas de CO2. Estas medidas de acção concretizam um potencial de redução das emissões de CO2 que supera os 20% regulamentados pela UE e pelo Pacto de Autarcas: Alter do Chão (33%), Avis (28%), Gavião (33%), Marvão (30%) e Sousel (24%).

O projecto ZEroCO2 contemplou ainda o desenvolvimento de um Contrato de Desempenho Energético sob a forma de concurso público verde para implementação de medidas de promoção de utilização de energias renováveis, nomeadamente instalação de sistemas solares térmicos e de um sistema a biomassa, os quais permitirão reduzir mais de 115 toneladas de CO2, num investimento total de cerca de 170 mil euros.

No seu âmbito, teve ainda lugar uma campanha transnacional (“Caravana do Clima”), com o objectivo de alertar para a importância da eficiência energética e da adoção de um estilo de vida mais sustentável e energeticamente mais eficiente. Em Portugal, teve os seus pontos de paragem principais nos Concelhos de Avis, Sousel, Alter do Chão, Gavião e Marvão, tendo sensibilizado mais de 1.300 alunos, professores, empresários e técnicos municipais.

O Projecto teve como parceiros portugueses a AREANATejo e a CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo), tendo sido implementado nos Municípios de Alter do Chão, Avis, Gavião, Marvão e Sousel.